A Ceia de Natal é um momento em que todos os familiares e entes queridos se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus. Ela é celebrada no dia 24 de dezembro (véspera do dia 25, data específica do Natal). Por ser uma celebração tão antiga, as informações sobre sua origem e significado são diferentes. Encontramos citações que dizem que a ceia de Natal é praticada, como uma representação da Santa Ceia do Senhor ou a última ceia, que aconteceu um dia antes da morte de Cristo, quando ele e seus discípulos comemoraram a Páscoa dos judeus.
Segundo consta na literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e estes juntamente com a família hospedeira confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e, em cada lugar sendo acrescentada uma particularidade local como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países a exemplo o Brasil.
Hoje, com a globalização, esses costumes estão se misturando. Mas, a maioria era e continua sendo comemorada com pratos a base de aves assadas, bolos, tortas, pudins, frutas frescas, cristalizadas e secas. Castanhas, nozes, passas, amêndoas, tâmaras, panetone, pães e roscas especiais, e muitas outras delícias da culinária mundial.
A ceia envolve o alimento, que é uma forma de reverência à vida. Ele nos aconchega e mantêm vivos. Também, reúne as pessoas que amamos. É uma tradição repleta de simbolismos e sua manutenção é a garantia de que outras gerações a desfrutarão, com a mesma alegria que nós fazemos.
Fonte:www.brasilescola.com.br


seja o primeiro a comentar!